Por que o dente dói?

setembro 22, 2020

A “dor de dente” pode ser causada por problemas pulpares (inflamação ou necrose do “nervo dental”), geralmente associada às lesões cariosas, fraturas dentárias e oclusões traumáticas, manifestando-se como uma dor pulsátil, contínua e espontânea, com indicação de tratamento endodôntico.

Ou, pode ter origem dentinária, provocada por estímulos locais como por exemplo, ao escovar os dentes, ao contato com ar gelado, substâncias frias e ácidas) mas, que cessa rápido quando ocorre a remoção do estímulo, classificada como SENSIBILIDADE DENTINÁRIA.

Esse tipo de sensibilidade é uma das grandes queixas dos nossos pacientes e, está associada às chamadas de Lesões Cervicais Não Cariosas, caracterizadas pelo desgaste dos tecidos dentários na região do colo dental (coroa e ou raiz), próximo à gengiva.

Essas lesões cervicais não cariosas, têm origem multifatorial, podendo ser causadas por traumas oclusais, abrasões, erosões por consumo exagerado de alimentos ácidos, hábitos parafuncionais, refluxo gástrico, entre outros. Portanto, o tratamento desse tipo de sensibilidade é bastante complexo, e envolve o diagnóstico da causa, feito por meio de uma avalição da condição periodontal, oclusão, hábitos alimentares, parafuncionais e sociais do paciente, buscando sempre um tratamento integrado com o objetivo de devolver estética, função e bem estar ao nosso paciente.

Após o diagnóstico correto, o controle da causa é fundamental para evitar recidivas. A restauração com resina composta da dentina e ou raiz exposta, da lesão cervical não cariosa, visando reestabelecer estética e eliminar a sintomatologia dolorosa, é uma opção de tratamento muito efetiva. Uma outra opção é a cobertura da raiz exposta, quando o desgaste é muito extenso, por meio de técnicas cirúrgicas periodontais de recobrimento gengival. Tratamentos como aplicação de laserterapia e substâncias locais, também podem ser usados como coadjuvantes para diminuir a sensibilidade dolorosa. O controle após a tratamento deve ser periódico, visando sua longevidade e consequente manutenção da saúde e estética bucal.