E quando os dentes escurecem após o tratamento endodôntico?

novembro 5, 2020
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Outra queixa frequente que observo, é quanto ao escurecimento dentário após o tratamento dos canais radiculares, caracterizado pelo tom marrom acinzentado da coroa, gerando uma grande insatisfação ao paciente. Muitos deles, acreditam que a resolução envolva um tratamento mais complexo, exigindo por exemplo, a confecção de coroas ou facetas de porcelana.  Porém, não raro, ao abrir o acesso ao canal, feito pelo endodontista, e promover uma limpeza mais profunda da porção coronária do dente, observo uma mudança já expressiva na tonalidade, que poderá ser complementada com um clareamento interno (com géis clareadores) associado ou não, a uma restauração em resina tipo faceta direta, que nos propicia uma solução conservadora e altamente efetiva. Porém, em casos mais complexos, onde já temos um comprometimento maior da estrutura dentária, pode ser necessário lançarmos mão de facetas e coroas em porcelana, para atingirmos a cor original deste dente. O importante é o paciente ter consciência, que inúmeros recursos e materiais estão disponíveis para o reestabelecimento estético e funcional de sua saúde bucal, e que o cirurgião dentista está apto a ajudá-lo.

CASO CLÍNICO: paciente em fase de finalização do tratamento ortodôntico, nos foi indicada com o objetivo de melhorar a estética final. Umas das queixas principais era o escurecimento de um dos incisivos centrais, após tratamento endodôntico, porém, ela também, gostaria de clarear os demais dentes antes das finalizações em resina composta dos dentes anteriores superiores.

 

Após limpeza interna da coroa dentária, clareamento interno por 15 dias, com duas trocas semanais de curativo, e clareamento em consultório com LED Violeta, foi possível observar uma recuperação da cor desse dente e um clareamento uniforme dos demais.

Dra. Cristiane Almeida

Mais Notícias

setembro 26, 2021

Dra. Vanessa Castro é 2º lugar Geral na Categoria Master 40 + no Molokabra. Confira fotos!

setembro 25, 2021

CIRURGIA ORTOGNÁTICA: Consigo fazer e não perder muito peso ou massa?

setembro 17, 2021

Diagnóstico de Deformidade Esquelética x Avaliação das Articulações Temporomandibulares

setembro 9, 2021

Você sabe o que é prótese definitiva na face?