Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é uma área de atuação da Cirurgia Bucomaxilofacial e da Odontologia que tem a finalidade em corrigir alterações do crescimento ósseo craniofacial. A partir do reposicionamento das arcadas dentárias, a cirurgia busca devolver ao paciente o equilíbrio facial, uma adequada respiração, simetria e harmonia da face, assim como, todas as funções do sistema estomatognático.

A cirurgia é indicada para pacientes com problemas respiratórios, mastigatórios, na fala e deglutição, gerados a partir de uma genética desfavorável e agravados por fatores ambientais. O tratamento tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, a partir da normalização de suas funções, melhora na estética da face, devolvendo ao indivíduo um melhor convívio social.

O tratamento das alterações de crescimento deve ser multidisciplinar, envolvendo especialidades médicas, odontológicas, fisioterápicas e fonoterápicas, além da pscicologia, nutrição e enfermagem. O intercâmbio entre todas as áreas é fundamental para o sucesso do procedimento.

Normalmente, o primeiro profissional que recebe o paciente é o ortodontista, que prioriza o diagnóstico da face, avaliando suas tendências de crescimento, as inclinações dentárias e, a partir de um detalhado estudo do caso, planeja um tratamento envolvendo a cirurgia ortognática a fim de estabelecer um melhor prognóstico para o caso.

Mais tratamentos

Patologias Orais

Apneia do sono

Cirurgia Pré-Protética

Cirurgias Orais

Implantes Dentários

Cirurgia e disfunção da ATM