Dra. Cristiane, prefiro fazer logo as coroas definitivas!

novembro 11, 2020
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Os provisórios são realmente importante? Quantas vezes já nos foi solicitado, pelos nossos pacientes, fazer as próteses definitivas sem fazer as provisórias?

Acredito todo cirurgião dentista já teve, pelo menos uma vez, que responder essa pergunta ao paciente, que na ânsia de finalizar o tratamento e, até porque não dizer, diminuir um pouco os custos, nos diz que “prefere” não fazer as próteses provisórias. Para mim, esse é um grande desafio pois, se para nós profissionais, é obvio a necessidade destas, para o paciente não o é.

Normalmente, ao responder, faço algumas considerações básicas, procurando explicar de forma mais simples, o porquê dessa necessidade, abordando os seguintes aspectos: o provisório protege o dente que foi preparado para receber a prótese definitiva; possibilita visualizar a prótese final nos dando ideia da forma, função e cor adequadas; condiciona adequadamente a gengiva ao redor do preparo ou implante, para receber a coroa definitiva, sendo essa adaptação fundamental para correta higienização da região, e ainda, tão importante quantos os demais, que estão envolvidos no sucesso final da prótese definitiva, considero o aspecto emocional do paciente. Um provisório esteticamente adequado motiva nosso paciente, melhora a sua autoestima, devolvendo-lhe correta harmonia e função dos seus dentes. Costumamos ouvir de nossos professores de Prótese, cito como exemplo, o Prof. Luiz Fernando Pegoraro (Prof. Titular do Departamento de Prótese da FOB/USP- Bauru), que o provisório é tão importante, que é por ele, que sabemos se o dentista sabe ou não, fazer uma prótese. Ainda segundo ele, após planejar, preparar, colocar os provisórios e obter sucesso, em um tratamento de reabilitação bucal, nosso trabalho já está praticamente finalizado. Concordo plenamente, e observo muito isso no meu dia a dia.

Caso clínico: A paciente chegou ao consultório portando provisórios superiores sobre dentes e implantes. Pudemos observar uma insatisfação estética, por parte da paciente; higiene deficiente, gengivas inflamadas, provisórios mal adaptados e necessidade de refinamento dos preparos dentários. A prótese fixa provisória inicial, envolvia do dente pré-molar de um lado ao pré-molar do outro lado, no arco superior. Na região das unidades 12 e 22 (incisivos laterais), já haviam sido colocados implantes, mas sem ter sido feita a reabertura e provisórios sobre estes, e a paciente tinha ausência os dentes incisivos centrais superiores. Após refinamento dos preparos já existentes, ainda com os mesmos provisórios antigos, que foram inicialmente, apenas reembasados e, melhorados em sua estética, obtivemos melhora da higiene da paciente, diminuição da inflamação gengival e, consequentemente o condicionamento gengival. Em seguida, fizemos a colocação dos pilares protéticos estéticos sobre os implantes e moldagem. Os novos provisórios foram fresados então, em CAD/CAM, após minuncioso planejamento digital do caso, agora já apoiados em dentes e implantes. A paciente tem uma ligeira parestesia do lábio inferior do lado esquerdo, devido à cirurgia ortognática (realizada pela Dra Vanessa Castro), que está sendo tratada com fisioterapia e, só após esse tratamento, vamos  finalizar com as coroas definitivas.

Mais Notícias

setembro 26, 2021

Dra. Vanessa Castro é 2º lugar Geral na Categoria Master 40 + no Molokabra. Confira fotos!

setembro 25, 2021

CIRURGIA ORTOGNÁTICA: Consigo fazer e não perder muito peso ou massa?

setembro 17, 2021

Diagnóstico de Deformidade Esquelética x Avaliação das Articulações Temporomandibulares

setembro 9, 2021

Você sabe o que é prótese definitiva na face?