Múltiplas perdas dentárias: qual o melhor caminho? Implantes, próteses sobre dentes, ou ambos?

novembro 11, 2020
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Antigamente, o tratamento odontológico não era muito acessível, não tínhamos técnicas tão inovadoras e, também, não havia uma valorização, até mesmo por parte dos dentistas, da necessidade de preservação e importância dos dentes para saúde geral do indivíduo. Em função disso, existe hoje em dia, uma forte demanda de pacientes que necessitam repor vários dentes, sendo a pergunta acima uma dúvida constante. A literatura é unanime em afirmar, que a colocação de implantes deve ser a primeira opção nessas situações, porém, alguns fatores como condição de saúde do paciente, disponibilidade óssea e condição financeira, devem ser considerados e são decisivos na escolha do tratamento. Cabe ao cirurgião dentista planejar e oferecer as opções e, ao paciente, decidir qual melhor se encaixa no seu perfil. Abaixo, vemos um caso em que, por questões pessoais e de disponibilidade óssea, o paciente fez a opção no arco superior, por tratamento apenas protético, já que para colocar implantes envolveríamos cirurgias de enxerto ósseo prévias mais complexas, e este já havia passado por alguns procedimentos cirúrgicos muito extensos e, no inferior, serão colocados implantes e próteses sobre implantes.

1a FASE: paciente retornou à clínica na fase final do tratamento ortodôntico, alguns anos após cirurgia ortognática realizada pela Dra. Vanessa Castro.

 

Como tínhamos a ausência de várias unidades dentárias, iniciamos pela remoção do aparelho ortodôntico no arco superior e escaneamento digital dos dentes e oclusão do paciente, seguido do PLANEJAMENTO DIGITAL. Nesse planejamento, programas específicos são usados pelo protético (especialista nesse tipo de programa) e, juntamente com o dentista, é feita a decisão de forma, tamanho, cor e oclusão ideal. Esses programas permitem que o paciente participe de alguns itens, como escolha da cor, tamanho e forma dos dentes, através das imagens digitais. Fase de planejamento finalizada, fizemos o preparo dos dentes para receberem coroas totais protéticas e, escaneamento desses preparos, seguidos da confecção de uma única prótese fixa provisória fresada em CAD/CAM, com vários elementos. 

O paciente fará uso de uma placa de estabilização, desde a instalação dos provisórios, como forma de preventiva de preservação do tratamento.

Após essa fase, serão colocados implantes no arco inferior, seguido de provisórios e, finalizaremos com as coroas definitivas sobre dentes e implantes, em ambos os arcos, reabilitando totalmente a oclusão, estética e função desse paciente. 

Dra. Cristiane Almeida

Mais Notícias

setembro 26, 2021

Dra. Vanessa Castro é 2º lugar Geral na Categoria Master 40 + no Molokabra. Confira fotos!

setembro 25, 2021

CIRURGIA ORTOGNÁTICA: Consigo fazer e não perder muito peso ou massa?

setembro 17, 2021

Diagnóstico de Deformidade Esquelética x Avaliação das Articulações Temporomandibulares

setembro 9, 2021

Você sabe o que é prótese definitiva na face?